Como usar o transporte público em Paris

Postado por: Amanda Menger

Paris assim como outras capitais na Europa possuem um sistema de transporte público grande e eficiente. É possível se deslocar com facilidade de ônibus (e ainda aproveitar o visual da cidade), de metrô, de RER (os trens urbanos que ligam bairros e as cidades próximas a Paris, como Versalhes) e ainda as Velibs, que são as bicicletas alugáveis.
Outra forma interessante de se locomover pela cidade é pelo Rio Sena. Além dos passeios de barcos que vão normalmente da Torre Eiffel até as proximidades da Catedral de Notre Dame, há outras embarcações que servem de deslocamento, com trechos acima da Torre Eiffel e para mais longe do que Notre Dame. Há ainda quem prefira circular a pé. Paris não é uma cidade com longas distâncias entre os pontos turísticos, então é perfeitamente possível fazer um roteiro que privilegia flanar pela cidade (e você não irá se arrepender!).

Nas duas vezes que fui a Paris, dei prioridade para o uso do metrô. Queríamos andar pelas imediações das atrações e dentro dos pontos turísticos. Assim, o metrô era uma facilidade para se deslocar pela cidade. É rápido, é bom e há algumas modalidades que permitem economizar nas viagens. O passe unitário (para uma viagem só), custa 1,90 euro. Há a possibilidade de comprar passes ilimitados em viagens, com duração de um dia ou de uma semana. O de um dia custa 5,90 euros. O de uma semana é o Forfait Navigo Semaine. É o passe de transporte semanal de Paris e ele custa para 2018, 22,80 euros. É tipo o TravelCard de sete dias de Londres, porém, ele é válido de segunda a domingo, já o TravelCard os sete dias contam a partir da compra. O TravelCard em Londres tem ainda a modalidade de papel, que dá descontos em atrações turísticas.


Há ainda outra modalidade de vários dias que é o Paris Visite Pass, que pode ser comprado para até cinco dias, entre as zonas 1 e 3 e 1 e 5, no entanto, no custo benefício, acho ele mais caro (o passe para cinco dias entre a zonas 1 e 3 está 37,25 euros e para as zonas 1-5, 63,90). A vantagem do Paris Visite é que ele dá acesso a várias atrações, e aí vai de você fazer a conta. Em 2014 e 2015, valeu pegar o passe semanal e o Paris Pass Museum porque saia mais barato.
O Navigo é vendido por zonas (mas somente duas de cada vez ou todas), como Paris está dentro da zona 1, para os turistas a vantagem é usar o todas as zonas (1 a 5) e aí você pode inclusive ir para os Aeroportos e Versalhes. Este passe te dá a possibilidade de usar metrô, ônibus e o RER. Também é necessário ter uma foto com você, ela é de um tamanho menor que a 3×4 e aproveitamos as que fizemos em Londres.

Estação Gare de Lyon

As placas indicam a Linha (1), o destino: La Défense e o tempo em que chegarão os trens na estação

Para saber qual melhor opção, se metrô, RER ou ônibus, tem um aplicativo da RATP que você baixa, o Next Stop Paris (antigo Visit Paris by Metro), em que você indica aonde quer ir e com o GPS ele acha a sua localização e traça a rota. Ele é gratuito e tem versões para Android e para Iphone. É possível escolher entre o trajeto mais rápido e o com menos trocas. Uma baita mão na roda porque o metrô de Paris é grande, tem muitas estações, porém, às vezes tem que andar várias para trocar de linha, sendo que o RER pode ser uma alternativa até mais rápido que o metrô. O aplicativo também ajuda a saber se há estações fechadas. Nas duas visitas que fizemos tinham várias estações em reforma e a rota era calculada levando isso em consideração.

RATP/Divulgação

O metrô é muito bem sinalizado, algumas estações têm estruturas mais antigas e os vagões também são velhinhos, mas ainda sim, funcionam muito bem. Atenção para se você estiver com malas ou tiver dificuldade de deslocamento: muitas estações não possuem escada rolante e nem elevador (ou este não funciona). Muitas estações abrigam metrô, RER e ainda trens que vão para o interior e até mesmo para o exterior, como é o caso da Gare Du Nord, que recebe os trens que vem de Londres, pelo Eurostar, o trem bala, ou a Gare de Lyon, para onde chegam e parte os trens que vão para o Sul. O Aeroporto Charles De Gaulle tem estações de metrô, de RER e de trem para o interior. Pegamos lá o trem que foi para Montpellier, no Sul (voltamos a Paris pela Gare de Lyon).

Serviços:
►Site Navigo
►Preço: o de uma semana, todas as zonas está por 22,80 euros
►Site Paris Visite Pass

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
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